arquitetura-min

Impressoras 3D na construção cívil

As impressoras 3D podem desenvolver a criação de objetos dos mais simples até os mais complexos, por isso a sua utilização tem se tornado cada vez mais comum. Para se construir uma edificação, por exemplo, existe a possibilidade de, além de se reduzir os custos, diminuir também o tempo necessário para a construção.

3

Os objetos são impressos, camada por camada, a partir de pedaços de materiais — da mesma forma que a impressora comum cria imagens a partir de pontos de tinta, a diferença é que a impressora 3D imprime em três dimensões.

Recentemente a empresa norte-americana Apis Color desenvolveu uma máquina de impressão 3D que contém um braço robótico e é capaz de imprimir uma casa de 38m² por menos de 10 mil dólares e com durabilidade superior a meio século. Esta tecnologia está em constante evolução e estima-se que em poucos anos já exista a possibilidade de produção em larga escala de casas populares utilizando impressoras tridimensionais.

A tecnologia inovadora de impressão em três dimensões pode ser utilizada para a criação de placas de concreto ou outros materiais, e futuramente poderá ser empregada para construir um prédio inteiro ou qualquer edificação. A impressora não exige de tantos materiais para funcionar, com isso, o custo da obra se torna muito menor, e o que seria feito em uma obra tradicional, em mais de um mês, pode ser erguido pela impressora 3D em 24 horas.

Embora o uso da impressora 3D tenha evoluído, a logística, instalação e manutenção de uma impressora tridimensional no canteiro de obras, ainda exige um forte investimento em estrutura de apoio, treinamento de mão de obra e principalmente estudo para seu transporte e armazenamento. Ocorre também a limitação de altura dos empreendimentos e a necessidade de equipe de apoio para instalação de portas, janelas, e os elementos dos projetos de instalações, como eletrodutos e tubulações, uma vez que as impressoras tridimensionais imprimem a estrutura com aberturas, mas ainda não imprimem os demais componentes.

Comments for this post are closed.