invista em sustentabilidade

Invista em sustentabilidade

Economizar água, usar materiais agregados (reciclados), tratar bem do seu entulho e outras ações sustentáveis representam oportunidade de economizar dinheiro. Além disso, agregam valor a sua obra, pois ela se torna ecologicamente correta, o que ajuda – e muito – na hora de vendê-la ou divulgá-la.

O mercado prioriza cada vez mais negócios sustentáveis. Por isso, finalizamos nossas dicas com um lembrete: invista em ações sustentáveis e reutilize ao máximo as sobras de sua obra. Busque certificações sustentáveis, que entreguem valor também ao meio ambiente e à sociedade.

Construções sustentáveis são aquelas que visam edificar empreendimentos imobiliários em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que: empresas que trabalham com esse conceito planejam construções de forma que causem o mínimo impacto negativo na natureza.

Desse modo, os projetos são planejados para que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível, principalmente os bens naturais. Uma construção sustentável também utiliza materiais recicláveis e menos nocivos ao meio ambiente, como madeira de reflorestamento e tijolo adobe.

O papel da sustentabilidade na construção civil e suas vantagens para o setor

Abrangendo o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil, quando bem observado, traz uma série de vantagens aos empreendedores.

Mais do que dar atenção especial aos aspectos sociais e ambientais que envolvem a obra, ser sustentável é também garantir a sua viabilidade econômica. Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de geração de energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.

Sendo assim, entre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, nós destacamos:

  • Redução de gastos, que se dá pela mencionada otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
  • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
  • Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
  • Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no ambiente contemporâneo.

Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o meio ambiente. Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza.

Ao aderir a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado. Demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil e o alinhamento ao que existe de mais moderno no segmento.

 

Fontes:

https://www.sienge.com.br/blog/9-dicas-para-economizar-na-construcao-civil
https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/sustentabilidade-na-construcao-civil/
https://www.construtorasudoeste.com.br/blog/saiba-por-que-investir-em-construcoes-sustentaveis/

Comments for this post are closed.