torneira inteligente 2.1

Gestão sustentável da água

Os avanços tecnológicos no setor de construção civil nos últimos anos provocaram mudanças extremamente negativas no ambiente natural, neste período inicializou-se uma fase de intensa urbanização das cidades com construções que normalmente não prezavam pela sustentabilidade.

A crise hídrica vivida anos atrás em São Paulo, maior metrópole do continente, deixou escancarado o problema da escassez de água. O controle do consumo, além de se tornar urgente, virou quase obrigatório não só em São Paulo, mas em outras grandes cidades. Diante do panorama de possibilidade de novas crises hídricas no futuro, empresas do setor e fabricantes desenvolvem tecnologias que maximizam o uso de recursos naturais e reduzem o desperdício.

Algumas empresas afirmas que em edifícios construídos com equipamentos de captação de água de reuso e aparelhos economizadores, a economia média chega a 40%.

Entre as possibilidades mais comuns, estão:
• Sistemas de aproveitamento de água da chuva;
• Instalação de restritores de vazão ou de válvulas que diminuem a pressão da água no edifício;
• Uso de vasos sanitários com mais de uma opção de descarga.

O importante é analisar todas as fontes de consumo, saída e possibilidades de reaproveitamento da água na estrutura do prédio.
Edificações mais sustentáveis, com redução de custos e otimização do tempo, estão entre os principais ganhos com inovação na construção civil.

Mais que uma única inovação na construção civil, trata-se de um planejamento estrutural para que a obra seja toda pensada para reduzir o consumo de água.

Abaixo podemos ver um esquema de sistema para reaproveitamento da água da chuva em prédios.

 

postblog-ok-aproveitamentoágua-banner

 

Imagem:http://okconstrutora.com.br/reaproveitamento-da-agua-da-chuva-na-construcao-civil/

A instalação de válvulas que diminuem a pressão da água no edifício, restritos de vazão nas torneiras e sistemas para aproveitamento da chuva são algumas das possibilidades. Vasos sanitários com duas opções de descarga e mictórios sem uso de água também ajudam, os ganhos podem ser de até 75% nas torneiras, segundo os engenheiros.
Com o avanço dos conceitos de internet das coisas e casa inteligente a gestão sustentável da água ganha novas possibilidades com a automatização e programação dos equipamentos para oferecer a água necessária ao consumo controlando o desperdício.

manutencao-gerador

Manutenção preventiva SEMPRE!

É de conhecimento geral a importância de manter as máquinas em bom estado e funcionamento, mas nem sempre a manutenção preventiva é priorizada no planejamento das empresas. Como sempre existe a possibilidade de falhas em máquinas e equipamentos na indústria, por isso é essencial que o conhecimento dessas 3 dicas de manutenção industrial preventiva, a fim de evitar esse tipo de problema no seu trabalho. São casos que com a adoção de medidas simples, tais como limpezas regulares e inspeções frequentes, a segurança dos trabalhadores e a produtividade aumentam significativamente.

  Read more