1-bioconcreto

O bioconcreto: um material capaz de regenerar suas próprias rachaduras

O bioconcreto é uma tecnologia que vem sendo muito discutida alguns anos devido a sua peculiaridade, pois como o concreto é uns dos materiais mais usado no mundo, na construção há geração de fissuras decorrentes das intemperes e pelas ações mecânicas, então esta tecnologia vem sendo muita estudada. Então o objetivo é mostrar como o bioconcreto pode ser muito eficaz na construção civil, e como é a formação do carbonato de cálcio, que é o componente que faz a “cicatrização” do concreto. Pela revisão pode-se compreender o processo que é realizado, a metodologia pode ser usada uma bactéria que tenha característica de precipitação de carbonato de cálcio em uma solução, e lactato de cálcio que funciona como alimento, que converte em carbonato de cálcio através do processo de uréase. O experimento realizado por Henk Jonkers mostra resultados importantes para que o bioconcreto foi desenvolvido. E que a pesquisa para que fora feita cumpriu seu objetivo na eficiência na “cicatrização”. O processo de “cicatrização” leva em média até 3 semanas, e virtualmente não há limite máximo para a extensão da fissura – a única limitação é que, para a regeneração funcionar, a fissura não pode ter mais de 8mm de largura.

O bioconcreto é um material capaz de regenerar suas próprias rachaduras. Parece mágica, mas a resposta está na natureza. A superbactéria Bacillus pseudofirmus é adicionada à mistura de concreto e só fica ativa quando entra em contato com água e oxigênio.

O material inovador já está sendo testado em algumas construções — no sul da Holanda, por exemplo, uma construção foi erguida com o bioconcreto e deve ser monitorada pelos pesquisadores com intervalos de dois anos.

 

 

FONTES:

https://aiza.com.br/inovacao-na-construcao-civil-bioconcreto/

https://constructapp.io/pt/bioconcreto-o-concreto-capaz-de-regenerar-suas-proprias-rachaduras/

http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/article/view/1678

Comments for this post are closed.