recall-entenda-a-importancia-do-codigo-de-barras-para-o-rastreamento-do-produto-770x514

Rastreamento de ferramentas em obras

Os leitores de código de barras ajudam a ter controle absoluto sobre as ferramentas no canteiro de obras. O desvio delas podem custar milhões às companhias e podem causar acidentes se armazenadas em locais impróprios.

Cada ferramenta recebe um código de barras, que deve ser posicionado no leitor no começo e no fim do dia. Assim, o inventário eletrônico é mantido sempre atualizado e pode ser acessado a qualquer momento pelo administrador.

O código de barras funciona como uma espécie de “RG” dos produtos: cada um deles possui o seu, por meio do qual é possível identificá-lo de maneira automática e confiável.

Por meio desse controle, chamado de rastreabilidade, é possível identificar cada passo da produção dos produtos e todo o processo de logística envolvido em fazê-lo ir do campo à mesa, do chão de fábrica ao escritório.

Um dos pontos críticos na execução de uma obra é o controle sobre as ferramentas: quantidade, uso apropriado, manutenção e armazenamento. Quanto mais complexo o projeto, mais desafiador é manter este controle.

A perda e o roubo de ferramentas podem trazer sérios prejuízos, tanto para o andamento da obra como para o orçamento e, também, para a segurança dos trabalhadores, por isso o rastreamento de ferramentas é uma grande inovação evitando assim grandes e futuros prejuízos.

Fontes:

https://constructapp.io/pt/inovacao-na-construcao-civil-7-novidades-que-voce-precisa-conhecer/

https://blog.gs1br.org/recall-entenda-a-importancia-do-codigo-de-barras-para-o-rastreamento-do-produto/

https://aiza.com.br/rastreamento-de-ferramentas-na-construcao-civil/

Comments for this post are closed.