EPI-4

Trabalhe com segurança ao utilizar andaimes!

As quedas são um dos maiores riscos para quem trabalha em andaimes e alguns cuidados são vitais para preservação da vida dos operários. Confira algumas recomendações importantes para manter a segurança em sua obra.

O primeiro passo é a utilização de equipamentos de qualidade, que sigam as normatizações de segurança, como a NR-18. Essas medidas garantem que o produto tenha a confiabilidade, durabilidade e proteção que o trabalhador precisa ao utiliza-lo.

O segundo passo, e talvez o mais importante, é o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles reduzem muito a chance de quedas e outros acidentes. Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados os seguintes equipamentos: cinto de segurança tipo paraquedista, com duplo talabarte (tira dupla); capacete; cinto porta-objetos; botas; óculos de proteção; protetores auriculares; luvas de raspa; bota/sapato apropriado e macacão. Lembre-se que é obrigação das construtoras fornecer todos os EPIs a seus funcionários e é direito do trabalhador exigir que a norma seja cumprida. Não seja negligente com sua vida, utilize os EPIs adequados e garanta a segurança em seu trabalho.

Outras recomendações importantes:

– Use os equipamentos apropriados para montagem dos andaimes. A empresa que realizou a venda/locação deve fornecer a orientação adequada para a montagem

– Evite o acesso de pessoas não capacitadas às estruturas

– Em caso de utilização de rodas, verifique o travamento correto antes de pessoas subirem na estrutura

– procure órgãos ou pessoas competentes para aterrar a estrutura em caso de instalações elétricas nas proximidades

– Em casos de desníveis, deve-se nivelar o piso ou usar bases ajustáveis.


Confira a linha completa de Andaimes e acessórios da Mitti. Mais segurança e qualidade para sua obra.


Comments for this post are closed.